Veículos de Comunicação

Segurança

Deputadas se reúnem com Sérgio Moro e cobram reforço na fronteira

Rose Modesto, Moro e Bia Cavassa se reuniram, nesta semana, no Ministério da Justiça, em Brasília

As deputadas Rose Modesto (PSDB/MS) e Bia Cavassa (PSDB/MS) se reuniram nesta semana  com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para discutir e buscar investimentos para fortalecer as fronteiras e para combater a violência contra a mulher. De acordo com Rose, desde 2015 há um projeto para a construção de duas Casas para atender a mulher que sofre violência em Corumbá,  Ponta Porão e região. A deputada disse que pediu ao ministro que o projeto saia do papel.

“Falei com ministro para retomarmos o projeto para implantação dos Centros de Atendimento à Mulher na Fronteira nas cidades de Corumbá e Ponta Porã. Em 2015 esse projeto foi discutido com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM). O projeto tem como objetivo que esses centros possam oferecer em um único lugar atendimentos integrados de vários órgãos, assim como ocorre na Casa da Mulher Brasileira com sede em Campo Grande. O local será adequado para oferecer suporte à regularização de documentos, prestar atendimento psicossocial, disponibilizar assistência jurídica e fazer o encaminhamento à rede de serviços especializados”,  disse.   

Ainda de acordo com Rose, o ministro se comprometeu a dar um retorno sobre as Casas na fronteira o mais breve possível.

As parlamentares também solicitaram  apoio para fortalecer as forças de segurança que trabalham nas fronteiras  de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, como destacou Rose Modesto. ”Pedimos  um aporte financeiro para melhor equipar e pagar horas extras principalmente para os policiais do DOF, Departamento de Operações de Fronteira. Também falamos para o ministro que gostaríamos de ter a presença do governo federal na fronteira. Ele disse que vai aumentar o efetivo da Polícia Federal e Policia Rodoviária Federal nas fronteiras”, afirmou. 

Rose  disse ainda que a região deve receber um Centro de Integração de Inteligência. O primeiro será no Paraná e, caso tenha êxito, Mato Grosso do Sul deverá ter o órgão. 

A deputada Bia Cavassa (PSDB/MS), também discutiu com a ex-ministra da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a criação de políticas públicas para combate às drogas e a evasão escolar.  Ministra e deputada ainda conversaram sobre o lançamento do projeto de combate ao tráfico de mulheres e crianças na fronteira.