Veículos de Comunicação

Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta quinta-feira em Três Lagoas

Ao todo no município, 44.719 pessoas fazem parte do público prioritário apto a receber o imunizante

A antecipação da campanha ocorre em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país. - Foto: Reprodução/Agência Brasil
A antecipação da campanha ocorre em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país. - Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em Três Lagoas, a campanha de vacinação contra a gripe/influenza será antecipada. O imunizante estará disponível a partir desta quinta-feira (21). Ao todo no município, 44.719 pessoas fazem parte do público prioritário apto a receber o imunizante.

A antecipação da campanha ocorre em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país. A partir disso, o Ministério da Saúde (MS) decidiu antecipar para o mês de março a campanha, que ocorre tradicionalmente entre os meses de abril e maio.

O município retirou, nesta terça-feira (19), na Secretaria Estadual de Saúde (SES), 4.339 doses destinadas à fase inicial da campanha. O estoque será abastecido conforme o andamento da ação.

Meta vacinal

A estimativa, para que a campanha seja eficiente, é que pelo menos 90% das pessoas de cada um dos grupos, o que corresponderia à 28.552 dos 44.719 três-lagoenses alvos, sejam imunizados, assim como estipulado pelo Ministério da Saúde.

Públicos alvos e prioritários

Crianças (a partir dos seis meses até menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)

Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)

Gestantes

Puérperas

Professores de todos os níveis

Povos indígenas

Idosos com 60 anos ou mais de idade

Pessoas em situação de rua

Profissionais das forças de segurança e salvamento

Profissionais das forças armadas

Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade

Caminhoneiros

Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário

Trabalhadores portuários

Onde vacinar

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município.

* Com informações da Prefeitura de Três Lagoas