Veículos de Comunicação

Reforço

Com o segundo menor número de inscritos, Corumbá terá apoio da Força Nacional para concurso

Agentes atuarão quatro dias na cidade, que têm apenas 2.611 pessoas inscritas para a realização do "Enem dos concursos"

Número de agentes que atuarão em Corumbá não foi informado - Foto: Reprodução/Agência Brasil
Número de agentes que atuarão em Corumbá não foi informado - Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Força Nacional de Segurança Pública estará presente em Corumbá entre os dias 3 e 6 de maio para garantir a segurança antes, durante e depois da aplicação da prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que será realizada no dia 5 de maio.

A medida foi oficializada por meio de portaria publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta semana. Além de Corumbá, outras oito cidades em quatro estados receberão o apoio da Força Nacional. 

O coordenador-geral de operações da Força Nacional de Segurança Pública, Major Luís Humberto Caparroz, explica que a atuação da força em Corumbá e nas demais cidades se justifica pela importância do concurso e pela necessidade de garantir a segurança de todos os envolvidos. "Nas diversas reuniões preparatórias, ficou decidido que a Força Nacional será empregada na Guarda das Provas, em regiões onde atualmente já está presente, como nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Pará e Roraima", afirma Caparroz.

Todas as cidades escolhidas para receber segurança extra têm menos de 2.700 inscritos. Em Corumbá, 2.611 pessoas irão fazer a prova. Para efeitos de comparação, em Campo Grande, são esperadas 21 mil 538 pessoas para realizarem o concurso.

A presença da Força Nacional em Corumbá tem o aval de candidatos como o biólogo Sérgio Barreto, que acredita na importância da medida para garantir a tranquilidade e a credibilidade do processo seletivo. "Acho que qualquer ação que gere credibilidade ao concurso e que nos dê mais segurança é valida. Eu sou a favor da presença da Força Nacional e das outras forças de segurança também aqui do município", afirmou Barreto.

Ao todo, 90 agentes serão distribuídos em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima e Acre. O Ministério da Justiça e Segurança Pública não divulgou os critérios específicos utilizados para definir as cidades que receberão a Força Nacional e nem a quantidade de agentes que atuará em Corumbá.