Veículos de Comunicação

Semana Do Meio Ambiente

Auditora fiscal reforça a escolha 'certa' da árvore para cada espaço

Relatório preliminar sobre arborização em CG aponta para a existência de 175 mil árvores em calçadas

Silvia Rahe Pereira no estúdio da rádio CBN-CG - Foto: Mateus Adriano/CBN-CG
Silvia Rahe Pereira no estúdio da rádio CBN-CG - Foto: Mateus Adriano/CBN-CG

Um dos símbolos do meio ambiente são as árvores. Entre os benefícios de ter uma árvore por perto estão: a qualidade e umidade do ar, proteção da pavimentação asfáltica, sombra e redução da temperatura local. 

Em entrevista ao Jornal CBN CG, a auditora fiscal de Meio Ambiente da Semadur, Silvia Rahe Pereira, destacou a importância da área verde para o município. Ela falou sobre o serviço de poda e orientações sobre o plano diretor de arborização da Capital. Segundo ela, o manual é o guia para moradores e profissionais da área em Campo Grande. "Eu gosto de falar que não existe espécie errada, não existe árvores errada. Precisamos entender qual é o espaço que nós temos para escolhermos a melhor espécie adequada ao local", frisou a auditora.

Durante a conversa, a auditora antecipou,  que ainda este ano, deve ser apresentado o relatório com o panorama das árvores em Campo Grande. O trabalho foi realizado em parceria com a Semadur e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e deve servir de base para atualização do plano diretor de arborização do município. De acordo com dados preliminares, a Capital possui cerca de 175 mil árvores em calçadas, em variados graus de risco. Segundo o levantamento a secretaria deve apontar a sugestão de cerca de 26 espécies nativas para cultivo na cidade.

Sobre a solicitação do serviço de poda de árvores, Silvia explicou que o pedido precisa ser formalizado na Central de Atendimento ao Cidadão. Até o próximo ano, a autora confirmou que deve ser implantado o sistema digital urbanização. A tecnologia vai reduzir o tempo de resposta dos pedidos feitos à prefeitura. Acompanhe a entrevista completa.