Veículos de Comunicação

Operação Pantanal 2024

Incêndios no Pantanal reduzem com trabalho coordenado

596 mil hectares do bioma em Mato Grosso do Sul já foram queimadas

92 bombeiros militares de MS atuam nos incêndios - Foto: Divulgação/Gov-MS
92 bombeiros militares de MS atuam nos incêndios - Foto: Divulgação/Gov-MS

Com um esforço conjunto por terra, água e ar, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul conseguiu diminuir significativamente os focos de incêndio no Pantanal. A operação, que conta com o apoio do Ibama, ICMbio, PrevFogo, Força Nacional e Forças Armadas, ainda enfrenta dois pontos críticos nas regiões da Nhecolândia e Paraguai Mirim.

O capitão Samuel Pedrozo, responsável pela Operação Pantanal 2024, elogiou a atuação coordenada na área, que incluiu monitoramento constante e uso eficiente de equipamentos e aeronaves. “A queda na temperatura ajudou, mas o fator decisivo foi o trabalho incansável e bem organizado dos militares, com ações ininterruptas”, destacou Pedrozo.

Apesar do controle em várias áreas, os bombeiros continuam concentrando esforços em Paraguai Mirim e Nhecolândia. A situação no Buraco das Piranhas, próximo à região do Nabileque, foi estabilizada, embora o local ainda esteja sob vigilância devido às condições climáticas adversas.

Pedrozo também mencionou a proteção das rodovias MS-325 e BR-262 na região do Nabileque, onde os focos de incêndio foram controlados após várias semanas de trabalho intenso. No entanto, o monitoramento contínuo é necessário devido às rajadas de vento.

Força-Tarefa

A Operação Pantanal 2024 envolve 92 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, com 57 deles em combate direto, quatro no Grupamento de Operações Aéreas e 35 no Sistema de Comando de Incidentes, distribuídos entre Campo Grande e Corumbá. Além disso, 64 militares da Força Nacional e agentes das Forças Armadas e da Polícia Militar Ambiental estão colaborando na operação.

A equipe também conta com 233 agentes do Ibama e brigadistas do PrevFogo. Foram estabelecidas 13 bases avançadas em locais estratégicos próximos a Corumbá e áreas remotas do Pantanal para garantir respostas rápidas aos incêndios.

Recursos Utilizados

Para as operações aéreas, os bombeiros utilizam cinco aeronaves Air Tractor, sete helicópteros e uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira. No combate por terra e água, estão à disposição seis caminhões de combate a incêndio, três lanchas, 30 caminhonetes dos Bombeiros e 10 caminhonetes da Força Nacional, todas equipadas com kits específicos, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.

  CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG