Veículos de Comunicação

CLIMA

Três Lagoas está há 77 dias sem chuva

Com mais de dois meses sem precipitações, município enfrenta uma das secas mais longas

Em julho deste ano, Três Lagoas registrou 15% de umidade. - Foto: Arquivo/JPNews
Em julho deste ano, Três Lagoas registrou 15% de umidade. - Foto: Arquivo/JPNews

Uma frente fria começa a influenciar o clima em todo o Mato Grosso do Sul, a partir desta quinta-feira (8), trazendo a probabilidade de chuvas e tempestades, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste do estado. A mudança climática marca o fim de um período de estiagem severa, com Três Lagoas enfrentando 77 dias sem chuva e registrando níveis alarmantes de umidade relativa do ar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um mínimo de 60% para a saúde humana. Nos postos de saúde e hospitais, é possível observar o aumento de casos de pessoas com problemas respiratórios.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) têm emitido alertas diários sobre os perigos para a saúde decorrentes do clima seco. O Pantanal e a Costa Leste do estado estão sendo atingidos pela seca, sofrendo com queimadas que têm deixado o horizonte cinza, tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Em julho deste ano, Três Lagoas registrou 15% de umidade e temperatura de 32,3°C, estando entre as 10 cidades mais secas do Brasil. Essa é a pior estiagem sofrida em Mato Grosso do Sul nos últimos cinco anos. Em alguns municípios, não chove há mais de 107 dias, como é o caso de Cassilândia e Paranaíba. Em Três Lagoas, a última chuva foi em 21 de maio.

Com a previsão da frente fria sobre diversas cidades do Sul e Centro-Oeste do Brasil, em Mato Grosso do Sul, espera-se um aumento na nebulosidade e a possibilidade de chuvas e tempestades.

De acordo com o meteorologista do Cemtec, Vinícius Sperling, a chegada dessa frente fria trará uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste, que deverá ser mais perceptível a partir de sexta-feira (9). “Na quinta-feira (8) para sexta-feira (9), há a possibilidade de uma intensa frente fria avançar, provocando uma queda acentuada nas temperaturas em Mato Grosso do Sul, especialmente na faixa Leste do estado. Em Três Lagoas, espera-se que, na tarde de quinta-feira, as temperaturas alcancem 32ºC a 33ºC, mas, com a mudança de ventos do quadrante Norte para o Sul, devido à passagem dessa frente fria, as temperaturas deverão cair significativamente na sexta-feira, com mínima em torno de 11ºC e máxima de 19ºC, influenciadas também pela possibilidade de chuva na região”, explica.

No sábado (10), a temperatura mínima deverá ser de 8°C, e a máxima pode chegar aos 21°C. No domingo (11), os termômetros devem registrar 9°C de temperatura mínima, e a máxima não passa dos 26°C. “O tempo deve permanecer seco após a passagem da frente fria, com as máximas subindo gradativamente a partir de sábado, embora as mínimas continuem baixas. A partir de segunda-feira (12), as mínimas ficarão em torno de 11ºC a 12ºC, mas com tendência de aquecimento ao longo da semana. As máximas também subirão, começando a semana perto de 26ºC e, na quinta-feira (15), devem alcançar novamente a faixa dos 30ºC”, disse o meteorologista.

Veja a reportagem abaixo: