Veículos de Comunicação

ENTREVISTA

Suspensão judicial da plataforma 'X' produz impactos econômicos para alguns usuários

Antigo Twitter era um dos poucos espaços nos quais eram publicadas atualizações de algoritmos do Youtube

Raphael Chaia no estúdio da rádio CBN-CG - Foto: Duda Schindler/CBN CG
Raphael Chaia no estúdio da rádio CBN-CG - Foto: Duda Schindler/CBN CG

No dia 30 de setembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio da plataforma ‘X’, antigo Twitter, em todo o Brasil. De acordo com a determinação judicial, a proibição de funcionamento foi tomada depois do descumprimento de nomear um representante legal em território nacional.

Em entrevista ao Jornal CBN Campo Grande, o presidente da Comissão de Direito Digital e Startup da OAB/MS, Raphael Chaia, falou das principais implicações da decisão em todo o Brasil.

“Muitas vezes as pessoas acham ah mais é só uma rede social, mas não é tão simples assim. Hoje você tem muitas atividades econômicas que dependem diretamente exclusivamente da plataforma. Por exemplo, o pessoal que trabalha com Youtube, impulsionamento, etc, a plataforma 'X ' é um dos poucos espaços, se não o único em que o Google publica as atualizações dos algoritmos do Youtube. Então para as pessoas que trabalham com produção de conteúdo, então você fecha um canal de comunicação extremamente importante”.

Durante a conversa, ele esclareceu como será a aplicação da multa diária de R$ 50 mil, aos mais de 20 milhões de usuários da rede que insistirem acessar o aplicativo por meio de VPN. Ele falou ainda como a decisão jurídica pode abrir precedentes em situações semelhantes.

Acompanhe a entrevista completa.