Veículos de Comunicação

Autocuidado

Ato de higienizar as mãos pode prevenir infecções

Estudo da OMS aponta que as chances reduzem em 40% o risco de contrair gripe e Covid-19

Prevenção reduz em 40% o risco de infecções. - Foto: Reprodução/Agência Brasil
Prevenção reduz em 40% o risco de infecções. - Foto: Reprodução/Agência Brasil

Segundo estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde, o hábito de higienizar as mãos de forma correta e diariamente, pode diminuir em 40% o risco de contrair doenças respiratórias, como a gripe e a Covid-19, por exemplo.

Quando tocamos em superfícies e outras pessoas que podem estar contaminadas, os vírus, bactérias ou germes já presentes podem passar para as mãos e, a partir daí, podem ser as responsáveis pela transmissão indireta para vias aéreas, seja pela boca ou nariz, e também para os olhos, outra porta de entrada das infecções.

Para evitar este risco, especialistas em infectologia recomendam a higienização completa das mãos, que incluem palma, superfície da mão, dorso, todos os dedos e o espaço entre eles, pontas das unhas e o pulso. Deve ser utilizado o álcool em gel 70% ou água e sabonete líquido específico. O processo leva em torno de 20 a 40 segundos. Em caso de secagem, é necessário um tecido limpo para enxugar toda a água, garantindo uma melhor eficácia. 

Para o infectologista Delso Nascimento, a higienização não deve ser limitada. “Tem que se higienizar o máximo que puder e com o produto certo, pois as mãos higienizadas são primordiais para evitar qualquer infecção.