Veículos de Comunicação

Campanha

Outubro Rosa: 136 pacientes lutam contra câncer de mama em Três Lagoas

Campanha é realizada em todo o país para reforçar a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento do câncer de mama.

Prevenção: o diagnóstico precoce apresenta maiores chances de cura.
Prevenção: o diagnóstico precoce apresenta maiores chances de cura. | Divulgação/Agência Brasil

O mês de outubro é dedicado a campanha internacional de alerta para a saúde das mulheres. O “Outubro Rosa” visa reforçar a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Segundo informações do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre mulheres no Brasil, e neste ano, foram estimados 73,6 mil novos casos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os sintomas mais comuns são o surgimento de um caroço no seio, sangramento e a alteração no aspecto da mama, que passa a ficar como uma “casca de laranja”. Para auxiliar pacientes com a doença, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas atua como uma entidade filantrópica e representa um pilar importante no tratamento de mais de 340 pacientes. Atualmente, 136 pessoas estão recebendo acompanhamento da entidade. Desse total, 46 pacientes já fazem quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia.

De acordo com a assistente social da Rede Feminina, Huli Garcia, 30 pacientes são homens, vistos que eles também podem desenvolver câncer de mama. A Rede auxilia em todos os tipos de câncer e oferece alguns serviços, como acompanhamento psicológico, disponibilização de veículo e agendamento de consultas. “Não deixamos de atender os pacientes sem recursos; para suprir a falta de motorista, a entidade chega a pagar motorista de aplicativo para realizar o transporte dos pacientes”, explica a presidente da entidade, Lourdes Palhares.

A incidência do câncer de mama é mais comum em mulheres a partir dos 50 anos. Fatores como obesidade, sedentarismo e uma alimentação desprovida de nutrientes contribuem para um maior risco.