Veículos de Comunicação

Setembro Amarelo

Crianças precisam aprender a lidar com as frustrações, alerta psiquiatra

Notar os sinais e estar aberto ao diálogo com crianças são medidas preventivas que podem impedir o suicídio

O quadro depressivo entre crianças e adolescentes tem aumentado de forma significativa em Três Lagoas. Dados do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade registram que 240 jovens, de 12 a 17 anos,  cometeram automutilação neste ano na cidade. No ano passado, 11 moradores cometeram o suicídio, e quatro já em 2019.

Para a psiquiatra Priscila Salomão, os dados são reflexo da educação que as crianças vêm recebendo da família. “Observamos que os pais estão trabalhando demais e, consequentemente, se ausentando, deixando a responsabilidade para a escola. A família é a primeira estrutura que a criança recebe na formação. Norteia os filhos e, por isso, é tão importante”, alerta.

A especialista pontua sobre a “dificuldade” de pais em falar “não” a filhos. “Parece que os pais, nas gerações mais recentes, querem poupar os filhos. Sofrer por eles. Evitar frustrações e, com isso, mais concedem do que privam. A sensibilidade dos jovens está mais aflorada e, em um momento de problema, de dificuldade, não sabem resolvê-lo porque não foram educados a terem a resiliência de lidar com as frustrações, encará-las, enfrentá-las e superá-las. O efeito, no fim das contas, é a automutilação ou o suicídio como forma de ‘fuga’ do problema”, explica.

AJUDE!
Segundo a psiquiatra, 96% dos suicidas tinham algum transtorno mental, como depressão e pelo transtorno bipolar. Em todos os casos, o paciente apresentava sinais de sofrimento. “Atente-se ao colega de trabalho, ao aluno, ao vizinho. Repetidas faltas no serviço, baixa de rendimento escolar, isolamento social, perda de apetite e de sono são os principais sintomas de que a pessoa não está bem. O diálogo pode impedi-la do suicídio”, informa.

Priscila Salomão faz palestra sobre o tema, neste sábado, às 19h30, na Igreja Peniel (avenida Antônio Trajano, 1.816, bairro Lapa) de Três Lagoas.