Veículos de Comunicação

Conselho Tutelar

População elege novos conselheiros tutelares no município

Eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares aconteceu no domingo

Cinco conselheiros tutelares foram escolhidos pela população paranaibense no domingo (06), para ocupar cinco vagas para o órgão. A votação aconteceu na escola municipal Major Francisco Faustino dias. Ao todos 14 candidatos disputaram cinco vagas para conselheiro e cinco para suplentes.

Wanice Luciana foi a candidata mais votado no pleito se reelegendo para cargo de conselheira tutelar, com 465 votos; em segundo lugar Ana Paula também se reelegeu para o cargo recebendo 366 votos; na terceira colocação Luciano Monteiro recebeu 298 votos; em quarto o candidato mais votado foi Silmo Oliveira, com 233 e Marcia Brito, que também se reelegeu para o cargo, com 193 votos.

O novos conselheiros tutelares do município assumirão o cargo em 2020. O mandato é de quatro anos. No pleito também foram escolhidos os cinco suplentes para o órgão.

Atribuições de um conselheiro tutelar

A função do conselheiro tutelar é atender atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar pais ou responsável; levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto tenha como infração administrativa ou penal; encaminhar a justiça os casos que à ela são pertinentes; requisitar certidões de nascimento e óbito de crianças e adolescentes, quando necessário; levar ao Ministério Público casos que demandem ações judiciais de perda ou suspensão do pátrio poder.