Veículos de Comunicação

Médicos Pelo Brasil

Congresso Nacional aprova mudanças no Revalida

Faculdades de medicina privadas e públicas poderão revalidar diplomas dos candidatos aprovados

A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram o projeto de que institui o Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras). De acordo com projeto, tanto faculdades de medicina privadas quanto públicas poderão revalidar os diplomas dos candidatos aprovados – a regra geral é que somente as universidades públicas podem revalidar qualquer diploma expedido no exterior. 

REGRAS

As provas de revalidação passarão a ser aplicadas duas vezes por ano. Atualmente não há periodicidade fixa. Segundo a proposta aprovada, o Revalida será implementado pelo governo federal e acompanhado pelo Conselho Federal de Medicina. 

A bancada federal de Mato Grosso do Sul votou por unanimidade pela aprovação do projeto.  Para o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), a medida vai popularizar a medicina.  “O Revalida vai democratizar a medicina”, disse. Vander Loubet (PT) destacou a importância do exame para o Estado. “O Revalida é fundamental para o Estado devido os estudantes do Paraguai e na Bolívia. Vamos permitir que possam regularizar sua situação para atuar no Brasil”, afirmou.