Veículos de Comunicação

Terceiro Caso

Diagnóstico: gêmeas siamesas estão em estado grave

Médicos responsáveis pelo caso ainda não decidiram sobre cirurgias

As gêmeas siamesas que nasceram na Santa Casa de Campo Grande seguem em estado grave. Segundo nota emitida pelo hospital, Maria Julia e Luna Vitória estão internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e respiram com o auxílio de aparelhos. Os médicos ainda não decidiram sobre a realização de procedimentos cirúrgicos.
Na última quarta-feira (08), foi realizada uma coletiva de imprensa com a equipe médica responsável pelo caso. O neonatologista Walter Perez explicou que o objetivo no momento é buscar a estabilidade da saúde das gêmeas. “O momento agora é de tentar estabilizar da melhor forma possível e entender qual é a gravidade daquilo que os bebês têm”, disse o médico.
As gêmeas siamesas Maria Julia e Luna Vitória nasceram no dia 3 de janeiro na Santa Casa, em Campo Grande, interligadas pelo tórax e parte superior do abdômen, pesando juntas 3.890kg. A mãe das meninas não quer falar com a imprensa. De acordo com a Santa Casa, a mulher descobriu a condição das filhas no primeiro ultrassom e durante a gestação foi internada quatro vezes no hospital.

 

RARIDADE

A incidência de nascimento de gêmeas siamesas é de 1 para cada 100 mil nascidos vivos, segundo a Santa Casa. No mundo, 18% dos gêmeos nessa condição sobrevivem. Nos últimos seis anos, este é o terceiro caso atendido no hospital. Sendo que uma das duplas de gêmeos foi estabilizada e transferida para Goiânia e a outra foi a óbito ainda no
pronto-socorro Pediátrico de Três Lagoas.