Veículos de Comunicação

Natação

Nadador de MS convocado para Seleção faz 'vakinha' para Copa Internacional

Sammer Abdallah fará a estreia pela Seleção Brasileira no dia 21 de fevereiro

Em fevereiro de 2020 um atleta de Mato Grosso do Sul vai disputar um campeonato internacional de natação. Sammer Campos Abdallah, de 14 anos, fará a sua estreia pela Seleção Brasileira de Natação em Lima, no Peru. O atleta foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para participar da 2ª UANA Swimming Cup, que será realizada entre 21 e 23 de fevereiro.

Sammer Abdallah  Foto: CBN Campo Grande

Para arcar com todas as despesas, que não são cobertas pela Confederação, Sammer está com uma 'vaquinha' online aberta, afim de arrecadar a verba necessária para a viagem. Os gastos, segundo a mãe do nadador, são altos, e envolvem transporte, estadia, alimentação, entradas na água, e até mesmo o uniforme da seleção.

O atleta recebe o bolsa atleta estadual, benefício concedido pelo Governo do Estado através da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), porém, o valor não é o suficiente para arcar com todos os custos. Até o momento já foram arrecadados R$3.740, sendo que o objetivo é chegar aos R$10 mil.

Segundo Gehilson Silva, treinador do sul-mato-grossense há dois anos, Sammer é um dos melhores atletas a nível Brasil entre 12 e 14 anos. Gehilson garante que o nadador tem grandes chances de medalha na Copa Internacional, sendo que as provas de 50m, 100m e 200m livres são as especialidades de Sammer.

Nadador desde os sete anos de idade, Sammer coleciona títulos municipais, estaduais, regionais e também nacionais. Tímido fora da água o novato da seleção de natação disse que está tranquilo para a dupla estreia em fevereiro: seleção e competição internacional.

Assim como Sammer, o treinador também disse estar tratando a competição com naturalidade, por ser uma competição de início de temporada. Ao longo do ano o que se espera, segundo Gehilson, é que o atleta se torne mais competitivo. Isso não significa que o treinamento esteja leve, pelo contrário, Sammer treina toda semana, com trabalhos aeróbicos dentro e fora da piscina, além, claro, dos exercícios de natação.

Para o técnico, a convocação de Sammer é um fruto do trabalho que o jovem vem desenvolvendo, se destacando no cenário Estadual da modalidade. “Ele é um garoto extremamente dedicado, e muito ambicioso. É um atleta que puxa os treinamentos, que está sempre a frente, e tem um objetivo claro; ser campeão olímpico”, afirmou Gehilson.

‘Vakinha’

Para ajudar você pode acessar o endereço vakinha.com.br e procurar por ‘Juntos com Sammer’, ou depositar diretamente na conta bancária: agência 2959-9 – conta corrente 38474-7 – Banco do Brasil, no nome de Sammer Campos Abdallah.

Ouça a reportagem completa: