Veículos de Comunicação

Reciclagem

Estudantes de Brasilândia concorrem a prêmio em SP

Alunos da cidade montaram projeto de conscientização ambiental

Alunos da rede municipal de educação, em Brasilândia, estão concorrendo ao PVE (Prêmio Parceria Valorização pela Educação 2019), na categoria Jovens Mobilizadores, voto popular. O grupo, composto por 12 estudantes com idade entre 14 e 16 anos foi um dos 20 selecionados pelo projeto “Do Lixo ao Luxo”, de conscientização ambiental. 
A votação termina no dia 7 de fevereiro, no site www.premiopve.hardfunstudios.com/votes#video-link). 

A escolha pelo tema surgiu há dois anos, por meio de um trabalho em sala de aula. Em 2019, a iniciativa virou projeto. “Por sermos um município do interior, temos muito contato com a natureza e, em Brasilândia, também há a aldeia indígena Anodi, a última etnia Ofayé do Brasil. Então, toda questão ambiental tem uma forte ligação conosco”, destacou Flávio Junior Feitosa Bispo, de 15 anos, coordenador da iniciativa. 

O projeto começou em abril do ano passado. Os alunos usaram as redes sociais como meio de interação com a comunidade. 

A coleta seletiva de recicláveis é feita pela Assobra (Associação Brasilandense dos Agentes Ambientais).
categorias

Foram registrados no PVE 438 projetos, distribuídos nas categorias Gestão Educacional, Gesc Gestão Escolar, Acompanhamento de Aprendizagem, Mobilização Social e Jovens Mobilizadores.

Os vencedores serão anunciados nos dias 11 e 12 de fevereiro, em São Paulo.

Em Mato Grosso do Sul, o programa atua nos municípios de Brasilândia, Aparecida do Taboado e Água Clara. O objetivo é proporcionar a melhoria da educação pública, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão. No ano passado, a ação envolveu 31 escolas, sendo 24 municipais, cinco estaduais e duas da rede privada. Duas Apaes (associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) também participaram. Ao todo, o PVE envolveu mais de 9,1 mil alunos, com a participação de 352 professores e a qualificação de 57 diretores e coordenadores de secretarias de Educação. 

O programa tem apoio da empresa Suzano.