Veículos de Comunicação

Vacina Da Gripe

Vacinação da gripe está paralisada por falta de novas doses

O calendário do primeiro público alvo seguirá até 15 de abril

Paranaíba deve vacinar ao menos seis mil pessoas na primeira etapa de vacinação contra a gripe, que teve início em 23 de março. A vacinação durou menos de três horas, pois as doses acabaram. São aproximadamente cinco mil idosos a serem imunizados e mil profissionais de saúde, que foram prioridade para a primeira etapa.

O município esperava receber mais de seis mil doses, porém no primeiro dia recebeu apenas 1.400; dois dias depois Paranaíba recebeu mais 1.200 doses, mesmo assim não foi suficiente, acabando no mesmo dia. Foram vacinados cerca de dois mil idosos e 400 profissionais da saúde.

O calendário do primeiro público alvo seguirá até 15 de abril, no momento não há previsão de quando vão chegar mais doses.

No ano passado, conforme a enfermeira responsável pela imunização em Paranaíba, Vania Zangrossio, o município teve dificuldades para atingir a meta de vacinação nos idosos, ela acredita que a procura maior neste ano foi por conta da nova síndrome respiratória, causada pelo novo coronavírus.

Além dos postos de saúde, as vacinas foram disponibilizadas em mais três locais alternativos, para evitar aglomeração de pessoas.

A vacinação foi antecipada de 22 de maio para 23 de março devido ao avanço dos casos de coronavírus. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico do novo coronavírus.