Veículos de Comunicação

Ccz

Cinco pontos de Três Lagoas são alvos de ação contra leishmaniose

Atualmente, as equipes estão trabalhando no Jardim das Primaveras

Cinco pontos de Três Lagoas são alvos de um plano de contingência da Secretaria Municipal de Saúde para combater a leishmaniose.

Atualmente, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estão trabalhando no Jardim das Primaveras. A ação consiste em implantação de armadilhas para o vetor, borrifação e recolhimento de cães domésticos em casos que os donos prefiram por estarem infectados.

"A primeira ação é a implantação das armadilhas em residências, depois os agentes retornam e analisam se existem vetores da Leishmaniose nos locais e então é realizada a borrifação e uma nova armadilha é instalada para a certeza de que o inseticida funcionou", afirmou Geórgia Medeiros, técnica do Departamento de Vigilância e Saneamento.

Durante a ação também é comum o trabalho de promoção de saúde, em que os profissionais visitam locais públicos como escolas, comércio e igrejas para orientações, porém este serviço está suspenso por prevenção ao COVID-19.

Para prevenir Leishmaniose e Dengue, assim como a infestação de animais peçonhentos, como escorpiões, a principal prevenção é manter casas e quintais sempre limpos, evitando o acúmulo de lixo, entulhos de construção, madeiras e, principalmente, material orgânico (frutas, fezes de animais e folhas de árvores).