Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Com aulas presenciais suspensas há um mês, atividades na UFMS devem retornar em maio

Estudantes devem acompanhar conteúdo acadêmico online

As aulas presenciais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul estão suspensas desde março. Desde então, os estudantes estão mantendo a rotina acadêmica com atividades online. A universidade acatou recomendação feita pelo Comitê Operativo de Emergência da UFMS, o COE, que monitora a evolução da pandemia da Covid-19 diariamente. A orientação é que o retorno das atividades presenciais sejam somente no dia 11 de maio.

O campus de Três Lagoas oferece 16 cursos de graduação com turmas em períodos noturno e integral.

O Ministério da Educação já prorrogou duas vezes o retorno das atividades presenciais. Agora, as universidades federais estão autorizadas a trocar as aulas presenciais por atividades online até o dia 17 de maio. A UFMS sustenta que os encontros virtuais vão se manter até o dia 11 de maio, mas não descarta uma nova prorrogação. 

"Analisamos os casos no Estado e diariamente discutimos novas decisões. Por enquanto, essa é a decisão, mas pode ser novamente prorrogada. Até lá, as atividades são feitas online com foco no conteúdo teórico", explica o diretor do campus de Três Lagoas, Osmar Macedo.

As atividades acadêmicas virtuais, na modalidade a distência, ocorrem por meio de vídeo aulas, reuniões online e divulgação de textos e E-books. Segundo o diretor, neste momento, a prioridade é focar em conteúdos teóricos. Ele explica ainda que em alguns cursos de graduação, como o de letras, o estágio está suspenso. "Diferente da rotina dos universitários da área da saúde, como enfermagem e medicina, que estão indo para os hospitais e unidades de saúde da cidade em combate à pandemia, na linha de frente", pontua.

Assista: