Veículos de Comunicação

Aedes Aegypti

Município registra 432 casos positivos de dengue

Paranaíba segue na lista das cidades de MS, com alta incidência da doença

Além do novo Coronavírus, uma das doenças que têm preocupado as autoridades de Saúde de Paranaíba é a dengue. Só na última atualização da vigilância epidemiológica do município, 1350 notificações foram registradas. O total de casos positivos de contaminações pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegeyti chegou a 432.

Paranaíba segue na lista vermelha e configura como o 27º município do Estado com maior incidência da dengue por 100 mil habitantes, com 3.188,8. O município já registrou um óbito por dengue hemorrágica.

Mato Grosso do Sul segue como o segundo Estado do parís com maior incidência de casos da dengue, 64.480. Quanto mais alta é a posição, maior é a incidência. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, de 39 óbitos por Dengue registrados em 2020, 24 apresentavam comorbidades.

Segundo Lúcio Antônio de Freitas, coordenador do Centro de Controle de Vetores de Paranaíba, com o período de temperaturas baixas é menor o ciclo de reprodução do mosquito, consequentemente facilita o combate ao foco, porém, mesmo com o frio o mosquito se prolifera, além de ser preciso manter os cuidados e eliminar possíveis criadouros.  

“Temos menos mosquitos em circulação, mas, não quer dizer que o Aedes Aegypti não se prolifera. Precisamos manter os cuidados, eliminando os possíveis criadouros”, disse.

Ainda de acordo com Lúcio, o bloqueio químico é realizado a partir das notificações de pacientes que procuram unidades de saúde do município, com suspeita de dengue.

“Essa notificação é repassada para nós, até o sétimo dia do primeiro sintoma realizamos o bloqueio nos quarteirões relativos as notificações”, destacou.

Ouça a entrevista abaixo: