Veículos de Comunicação

Educação

Conselho cobra as atividades do ensino remoto

Sem aula, atividades são essenciais

Mais de 120 alunos da rede municipal de Paranaíba receberam notificação do Conselho Tutelar por não estarem fazendo a devolutiva das atividades escolares propostas durante o período de ensino retomo,  em que as aulas presenciais estão suspensas. Segundo o conselheiro tutelar Silmo Rosa de Oliveira, o Conselho tem porocurado pais e mães para explicar que a omissão pode configurar abandono intelectual.

“Nossa tarefa é manter contato, retratar isso e levar orientação para que s alunos devolvam as atividades passadas pela escola. A dificuldade que vemos é que os pais não tem instrução suficiente para ajudar. É preciso achar um ponto de equilíbrio entre escola e família”, disse.

Outra reclamação tem sido o difícil acesso à internet. Mas o principal é  impossibilidade dos pais ajuderem os filhos por falta de instrução.

“Uma senhora me ligou semana passada e questionou como iria resolver o problema da hipotenusa se ela não sabia nem escrever o nome.”, contou.

Nesta semana, segundo o Conselheiro, em um dos casos, dois jovens de 13 e 16 anos, que não tem feito as atividades propostas e disseram não querer mais estudar. “Conversamos no sentido de explicar que o estudo pode fazer falta no futuro que o mercado de trabalho vai exigir. Hoje eles tem alguém para sustentar, mas não  vai ser assim pra sempre”, orientou.

Silmo ainda reforçou que mesmo que haja dificuldade, é preciso achar um ponto de equilíbrio, como expor a situação de dificuldade na escola. “Tem pais que ficam esperando a escola procurar e resolva a situação. Precisa ter disposição de procurar a escola para resolver a situação”.

De acordo com Georgea Prado, técnica da Secretaria Municipal de Educação, as escolas receberam orientação para que entrassem em contato com a família. Esgotada essa alternativa, o Conselho foi acionado.