Veículos de Comunicação

Três Lagoas

89% das pessoas que morreram por Covid-19 já tinham outras doenças

Problemas cardiovasculares e diabates são as principais comorbidades

Três Lagoas registra, até o momento, 19 mortes ocorridas em decorrência da Covid-19. Dessas pessoas, 89% tinham alguma comorbidade, como doenças cardiovasculares ou diabetes. Somente duas pessoas não tinham histórico de nenhuma doença pré existente, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. 
A prevalência da Covid-19 é maior entre pessoas que não possuem nenhuma comorbidade.

São mais de mil casos confirmados, desde o início da pandemia, e a maioria dos moradores de Três Lagoas que contraíram o novo coronavírus declarou não possuir doenças crônicas.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que apenas 8,5% das pessoas infectadas pelo vírus, na cidade, possuíam comorbidades. A maioria deles possui asma. Diabetes e hipertensão também aparecem entre as doenças citadas pelas vítimas da pandemia.

Por outro lado, a taxa de letalidade entre as pessoas infectadas e que possuem alguma comorbidade é bem maior. De acordo com a médica endocrinologista, Helena Nicolielo, pacientes diabéticos ou hipertensos têm a mesma chance de contrair o vírus que o restante da população.

“O motivo da preocupação com esses grupos é que a Covid-19 pode levar a um agravamento das patologias e, consequentemente, gerar complicações à saúde do paciente. O mesmo vale para quem tem obesidade”, alerta a profissional.