Veículos de Comunicação

Outubro Rosa

Médico alerta que exame de toque facilita diagnóstico precoce

Mamografia só deve ser indicada para mulheres com idade acima dos 40 anos

Criado no início da década de 80 o “Outubro Rosa” é um movimento consolidado em todo o mundo com orientações e protocolos quanto à prevenção do câncer de mama. A doença é silenciosa e pode passar despercebida, e em muitos casos há um agravamento quando diagnosticada de forma lenta.  

Nesta quinta-feira (08), a CBN Campo Grande recebeu o médico ginecologista obstetra e presidente eleito do Conselho de Administração da Uniprime Cooperativa de Crédito, José Eduardo Silveira que explicou como fazer o exame de mama e quais cuidados a mulher deve seguir para detectar possíveis sintomas da doença. “Se ao apalpar a mama, tiver um carocinho que seja do tamanho de uma ervilha a mulher vai perceber”, analisou.   

Segundo Silveira, é importante pressionar os dedos nas mamas e mesmo que saia alguma secreção que vem das glândulas mamárias, é completamente normal. Se sair pus ou sangue a situação é considerada de risco.  

O médico orienta que o ultrassom de mamas é direcionado para mulheres de 40 anos, já a mamografia que é um exame mais detalhado deve ser realizada depois dessa faixa etária. Segundo ele, quanto mais avançada a idade da paciente, menos grave será o câncer. Confira: