Veículos de Comunicação

Viagem De Sabores

Doce de laranja quincã

Esta laranja, que veio do oriente, tem um aroma único e gosto peculiar

Hoje nossa coluna fala daquele doce em calda que fica mais gostoso se for o complemento de um prato salgado. Por que, neste caso o doce é feito de uma laranja muito saborosa e aromática que tem uma nota amargosa, cheirosa e bem peculiar é o caso da laranjinha quincã a Citrus japonica . Uma deliciosa frutinha que veio do oriente, mais precisamente trazida por imigrantes japoneses, esta  laranja tem um aroma único e gosto peculiar.

Pra se fazer um bom doce em calda você vai primeiro caramelizar de leve o açúcar, adicionando um pouco de água e um pau de canela. Depois que estiver formado uma calda translúcida e fluida você vai adicionar as laranjinhas cortadas ao meio na diagonal e deixar que cozinhe por cerca de 40 minutos em fogo baixo.

Quando o fruto começa a ficar translúcido, é sinal que o açúcar já teve uma troca osmótica com a fruta, dando a ela também certo brilho e aí então o doce está pronto.

E como bem mencionei no início da coluna, é um ótimo acompanhamento para assados, um  magret de pato ou um lombinho de porco assado. 

Dica do chef: use outras especiarias como o anis estrelado, cardamomo e/ou baunilha. 

Apure os sentidos e bom apetite!