Veículos de Comunicação

Prosseguir

Três Lagoas deixa grau médio e vai para tolerável

Enquanto que Três Lagoas prosperou na troca de bandeira, outros 19 municípios pioraram

Após duas semanas consecutivas na bandeira laranja, Três Lagoas, que mesmo registrando considerável aumento de casos, mortes e internações por conta da Covid-19, avançou no mapeamento do programa Prosseguir e entrou na bandeira amarela. Na faixa laranja o risco de contágio do novo Coronavírus era de considerado de grau médio. Já na bandeira amarela, o risco de contaminação é menor – tem grau tolerável.

Enquanto que Três Lagoas prosperou na troca de bandeira, outros 19 municípios pioraram. De 26, subiu para 45 o número de cidades no grau de risco alto, na bandeira vermelha.

Outros 42 municípios se mantiveram no mesmo grau de risco, apenas 7 municípios melhoraram e 30 municípios regrediram no grau de risco. Os resultados são considerados muito preocupantes para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

O mapa situacional traz 4 municípios na faixa de risco tolerável (amarela), 27 municípios no grau médio (bandeira laranja), 45 no grau de risco alto (bandeira vermelha) e três na faixa de risco extremo (bandeira cinza): Amambai, Dois Irmãos do Buriti e Naviraí.

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Côrrea Riedel, o aumento de municípios para a bandeira cinza – como no início da pandemia, é consequência do crescimento da doença no estado e requer uma atuação enérgica dos gestores municipais sobre as recomendações. 

“Estamos nos esforçando para estruturar o sistema de Saúde e orientar os prefeitos sobre as medidas necessárias para melhora desses indicadores. Não podemos relaxar, especialmente agora –  próximo às férias e festas de fim de ano, período em que o número de casos tende a aumentar”, alertou o secretário durante transmissão da coletiva em uma live.