Veículos de Comunicação

Reviva Campo Grande

Revitalização da Rui Barbosa vai custar R$ 30,4 milhões

Obras vão do viaduto da UFMS até a avenida Rachid Neder. Viagem de ônibus entre Terminal Morenão e a Mato Grosso ficará 20% mais rápida, dizem engenheiros

Via terá corredor exclusivo para ônibus - Divulgação/Projeto
Via terá corredor exclusivo para ônibus - Divulgação/Projeto

O projeto de revitalização da rua Rui Barbosa vai custar R$ 30,4 milhões aos cofres públicos municipais, segundo edital de licitação das obras publicado nesta sexta-feira (18) pela Prefeitura. O projeto, que é financiado pelo pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) prevê o recapeamento da via desde as proximidades do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul até a avenida Rachid Neder.

Um dos principais corredores de ônibus da Capital, onde passam 53 linhas, a via terá 5 estações de embarque e desembarque no trecho entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso. Diariamente os ônibus fazem 379 viagens pela Rui Barbosa. As estações estão projetadas para serem construídas na Rui Barbosa entre as ruas Aluízio de Azevedo e Dr. Aníbal de Toledo; entre as ruas Bariri e Professor Severino Ramos de Queiroz; entre as ruas Calarge e Tônico Saad; entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco e a quinta estação na quadra entre as ruas Dom Aquino e Cândido Mariano.

O trecho mais central, a partir do cruzamento com a Avenida Afonso Pena, receberá mobiliário urbano semelhante ao da 14 de Julho, câmeras de monitoramento, padronização das calçadas para acessibilidade e wi-fi.

Segundo técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o tempo da viagem de ônibus, do terminal Morenão até a Avenida Mato Grosso será reduzido em 20%, porque a velocidade média dos ônibus vai aumentar de 16 para 25 quilômetros por hora já que com o corredor exclusivo, os coletivos não vão disputar espaço com os demais veículos. (Com assessoria)