Veículos de Comunicação

Até 80 Pessoas

Mesmo com risco extremo para Covid-19, prefeitura mantém liberação de festas

Secretário Geraldo Resende espera que medidas sejam modificadas na Capital

- Foto: Arquivo/Loraine França
- Foto: Arquivo/Loraine França

Em novo decreto publicado nesta sexta-feira (18), a prefeitura de Campo Grande manteve a permissão para festas, reuniões e eventos, com limitações, mesmo com a Capital em risco extremo para a Covid-19, segundo dados do programa Prosseguir, divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com a publicação em edição extra do Diário Oficial, o toque de recolher, que passa a valer entre os dias 22 de dezembro e 5 de janeiro continua com horário do confinamento domiciliar de 22h às 5h.

O recolhimento obrigatório de pessoas é uma forma de contenção da Covid-19, que continua fazendo vítimas na Capital. Ainda nesta sexta-feira, o município entrou para o grau de risco extremo para a doença, segundo dados do programa Prosseguir. Com isso, a orientação da Secretaria Estadual de Saúde é para que permaneçam em funcionamento apenas atividades consideradas essenciais, além do aumento do horário do toque, que deve iniciar a partir de 20h.

De acordo com o decreto, podem funcionar depois das 22h, postos de combustíveis, farmácias e serviços de saúde com horário estabelecido no alvará de localização e funcionamento, assim como serviços de delivery, coleta de resíduos e ações destinadas ao enfrentamento do coronavírus.

A publicação mantém a permissão para festas, reuniões e eventos com capacidade máxima de 40% e limite de 80 pessoas, o que, segundo o prefeito da Capital, Marcos Trad, vale para qualquer local. “O máximo de pessoas em qualquer evento é de 80 pessoas, ainda que se o espaço permitir um número maior”, explicou.

Para o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, a quantidade caracteriza aglomeração. De acordo com ele, a recomendação é para que festas de final de ano reúnam, no máximo, 10 pessoas. “Muitas vezes os recintos também são inapropriados para reunir tantas pessoas. Acredito que a medida seja modificada na Capital e torço para que isso aconteça”, afirmou.

Alterações do toque de recolher

Ainda vigora em Campo Grande o decreto publicado no dia 4 de dezembro. A publicação que inicialmente proibia festas, eventos e reuniões, sofreu alterações ao longo do mês. No dia 7, esses eventos passaram a ser permitidos com capacidade máxima de 40%.

A medida, segundo a prefeitura da Capital, não levava em conta o tamanho dos estabelecimentos. Alguns deles, com espaços maiores, poderiam reunir uma maior quantidade de pessoas. No último dia 14, a flexibilização foi alterada e incluiu o limite de 80 pessoas.

Além disso, os cartões do transporte coletivo foram liberados para os idosos, entre 9h e 16h. A alteração continua valendo para os dias 22 de dezembro e 5 de janeiro.