Veículos de Comunicação

Junta Comercial

Novembro teve o melhor resultado na criação de novas empresas dos últimos sete anos

Com mais 635 novos empreendimentos no mês, Mato Grosso do Sul pode alcançar recorde histórico em 2020

Com 635 empresas abertas em novembro, resultado do ano já é o melhor dos últimos 7 anos - Divulgação
Com 635 empresas abertas em novembro, resultado do ano já é o melhor dos últimos 7 anos - Divulgação

Com mais 635 empresas criadas em novembro, Mato Grosso do Sul atingiu a marca de 7.316 novos CNPJs em 2020, o que pode levar o Estado a ter um novo recorde histórico, segundo dados da Jucems (Junta Comercial do Estado). Campo Grande lidera o ranking dos novos empreendimentos.

Do total de novembro, 399 empresas são do setor de serviços, 213 de comércio e 23 indústrias. Os números de fechamento seguem a tendência de abertura, com 304 negócios extintos em novembro.

O transporte rodoviário de cargas representou 23 das 635 empresas abertas em novembro, seguido pelo comércio varejista de vestuário e acessórios com 18 empresas. Serviços de engenharia representaram 16 negócios enquanto que o comércio varejista de peças para veículos, holdings de instituições não-financeiras e lanchonetes, abriram 14 unidades cada.

Em Campo Grande estão localizadas 41,1% do total de empresas abertas em novembro, seguido por Dourados com 10,87% e Ponta Porã com 3,78%. O quarto município que mais abriu empresas foi Três Lagoas com 3,78%.

“Mesmo em situação de pandemia, o bom cenário para negócios no nosso Estado, a estabilidade econômica e a base no agronegócio favoreceram a abertura de empresas. A Jucems também promoveu um avanço tecnológico, com o registro automático que permite a abertura e fechamento de empresas online, o que tem impactado nos números”, explica o diretor-presidente da Jucems, Augusto de Castro. (Com assessoria)