Veículos de Comunicação

Covid-19

Paranaíba volta a ter bandeira vermelha de alto risco de contágio

A cidade se junta a outros 51 municípios do estado com grau alto de contágio de Covid-19

Mapa situacional referente à 50ª semana epidemiológica foi atualizado na quinta-feira - Reprodução
Mapa situacional referente à 50ª semana epidemiológica foi atualizado na quinta-feira - Reprodução

Paranaíba voltou a ser classificada com grau alto de risco de contágio, por conta do crescente número de casos de coronavírus. Na última semana o município registrou 52 casos e duas mortes em decorrência da Covid-19.

O município recebeu a bandeira vermelha do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir). É a terceira vez que o município recebe a classificação de grau alto.

O programa recomenda aos municípios com bandeira vermelha realizar o fechamento dos parques públicos no município; suspensão de serviços presenciais não essenciais da administração pública Municipal (Poder Executivo); não permitir aglomerações; determinar que apenas os setores classificados como essenciais e de baixo risco continue em funcionamento; ampliar número de leitos de UTI na rede pública e se possível, contratar leitos na iniciativa privada, entre outras ações.

Mapa situacional referente à 50ª semana epidemiológica foi atualizado na quinta-feira (17), com recomendações validas até o dia 26 de dezembro.

Além dos relatórios com as recomendações, o governo estadual notificou os municípios para que comprovem o cumprimento das medidas ou justifiquem o descumprimento, sob pena de comunicação ao Ministério Público e demais autoridades, de acordo com o Decreto Estadual nº 15.559/2020. A situação tem exigido do governo grande esforço para estruturar o sistema de saúde,  conforme explicou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, na live desta sexta-feira (18).