Veículos de Comunicação

Cracolândia

Câmeras de segurança flagram ação de traficantes no centro da Capital

Imagens foram disponibilizadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas, que monitora a região através de plataforma

Consumo de drogas não tem horário certo para acontecer - Foto: CDL Campo Grande
Consumo de drogas não tem horário certo para acontecer - Foto: CDL Campo Grande

O consumo de drogas na região central de Campo Grande é um problema que se arrasta por anos e a situação dos dependentes químicos somada ao tráfico de drogas, além de ser um problema social, também afeta economicamente os comerciantes e moradores da região.

Um programa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL), auxilia no monitoramento da segurança em algumas regiões da Capital. Conforme o presidente da CDL, Adelaido Vila, a movimentação do tráfico nas ruas Barão do Rio Branco com a Joaquim Nabuco, e outras situadas no centro, traz um verdadeiro caos no local.

“Esse problema vem trazendo muitos transtornos para a população da região. O programa tem como objetivo colaborar com os logistas, auxiliando no monitoramento de câmeras de segurança, colocadas no lado externo do estabelecimento. As imagens são compartilhadas com as autoridades de segurança pública através do aplicativo ‘cidadão integrado CDL’", explicou.  

Nesta semana, diversas imagens foram compartilhadas nas redes sociais, onde é possível visualizar a movimentação dos dependentes químicos e possíveis 'mulas'. A CBN Campo Grande entrou em contato com Secretaria de Assistência Social de Campo Grande (SAS), que em nota confirmou ter conhecimento da situação na região e que dispõe de três unidades do Centro de Atenção Psicossocial na Capital (CAPS), para auxiliar dependentes químicos no tratamento.

Ainda de acordo com a secretaria, ao todo existem 40 leitos para este tipo de atendimento e em 2018, a partir da habilitação junto ao Ministério da Saúde, o (caps ad iv) de Campo Grande passou a contar com uma equipe volante que faz a abordagem e acolhimento de usuários de álcool e drogas em situação de rua.

Sobre a segurança no local, a assessoria de comunicação da GM, informou que no dia em que as imagens foram gravadas, uma equipe de motos da GM esteve na área central fazendo rondas próximo à antiga rodoviária quando foram acionados por um vigilante. Segundo a GM, existe um parceria com a Polícia Militar para promover diariamente ações preventivas de segurança na área central da cidade, especificamente no bairro Amambaí e no entorno da antiga rodoviária.