Veículos de Comunicação

Negócio

MS registra aumento histórico na abertura de novas empresas

Ao todo, 7903 empresas foram abertas em Mato Grosso do Sul, em 2020

Ao todo, 7903 empresas foram abertas em Mato Grosso do Sul, em 2020 - Arquivo/divulgação
Ao todo, 7903 empresas foram abertas em Mato Grosso do Sul, em 2020 - Arquivo/divulgação

Foi em meio ao cenário de incertezas na economia, por conta das medidas de segurança, impostas pela pandemia de Covid-19, que o Nelson Walter decidiu se mudar para Três Lagoas e abrir um novo negócio. O paulista optou por uma franquia de peças e reparos para veículos. "A gente tem que acreditar, eu escolhi Três Lagoas pela cidade estar crescendo e ter bastante movimento”, explicou.

O negócio começou a funcionar em agosto do ano passado e logo no primeiro mês, o movimento superou o esperado para 2020. “Até hoje a loja vive lotada, graças a Deus. Até o meio do ano devo abri outra loja aqui cidade", comentou. 
E ele não foi o único que viu oportunidade de crescer na pandemia, outros 328 novos negócios foram abertos na cidade, em 2020.  Para Josi Signori, gerente do Sebrae, a pandemia levou muitos trabalhadores tirarem do papel o sonho de abrir um negócio. "Muito vieram empreender por conta da necessidade, com o desemprego muita gente viu essa oportunidade e a transformou em renda pra família", comentou.

Ao todo, 7903 empresas foram abertas em Mato Grosso do Sul, em 2020. Uma média de 21 novos negócios por dia. A maioria deles faz parte do setor de serviços (63,6%), seguido pelo comércio (32,14%) e pela indústria (4,26%). 

Dados da Junta Comercial do Estado, mostram que o número é 12% maior que o registrado em 2019, a maior média histórica de 20 anos. “Nós temos grandes empresas que precisam dos pequenos fornecedores esse ambiente é algo tangível, principalmente em Três Lagoas. Nos vemos que essa compra, dos grandes investimentos com os pequenos negócios fortalece realmente as pequenas e médias empresas e criam novas oportunidades.”, explicou Signori.

Foi justamente nesse ambiente, que o Marcos também viu a oportunidade de expandir. Ele é dono de uma rede de faculdades no Paraná e decidiu abrir, em agosto do ano passado, uma nova unidade, em Três Lagoas. O negócio deu tão certo, que ele planeja abrir outras duas unidades no estado, em 2021.  “A EAD cresceu muito. Além de ter um preço mais favorável, mais acessível, o aluno tem a comodidade de fazer na sua casa. Ainda mais diante de toda essa situação de coronavírus. A gente viu, em cima disso, a oportunidade de estar abrindo presas em Mato Grosso do Sul", explicou.