Veículos de Comunicação

Saúde

Santa Casa realiza primeiro transplante cardíaco de 2021

Em menos de 24h após entrar na fila de espera, paciente de 54 anos recebeu o órgão compatível

Hospital realizou mais de 20 transplantes de órgãos em 2020 - Foto: Divulgação Santa Casa
Hospital realizou mais de 20 transplantes de órgãos em 2020 - Foto: Divulgação Santa Casa

O ano de 2021 será de vida nova para uma mulher de 54 anos, que estava na fila de espera por um transplante de coração. Segundo a assessoria de comunicação da Santa Casa de Campo Grande, a paciente que estava na fila há menos de uma semana e com apenas 23% da função ventricular do coração funcionando, recebeu o órgão neste sábado (30). Este foi o primeiro transplante cardíaco do ano no estado.

Segundo a assessoria, a cirurgia foi realizada com sucesso. Até a publicação desta reportagem, o hospital estava agilizando o transplante de rins para outro paciente. Há a confirmação de que o mesmo havia sido chamado e internado, e estava aguardando o transplante. A assessoria também informou que outro rim será encaminhado para o estado do Espírito Santo.

O fígado da doadora, uma mulher de 47 anos que sofreu aneurisma cerebral, também já foi captado e enviado para o Distrito Federal. Outro fato que chamou a atenção foi a compatibilidade das receptoras, todas mulheres. O hospital afirmou que as córneas do doador irão ficar no banco de olhos da Santa Casa.

De acordo com os dados Organização de Procura de Órgãos da Santa Casa (OPO), em 2020 ocorreram 23 transplantes no hospital, sendo 21 deles de rins e dois de coração. Outros 60 rins foram captados ano passado no hospital, além de 18 fígados, cinco corações e um pulmão, totalizando 84 captações. No ano passado, 113 mortes encefálicas com 67 doadores aptos foram registradas, porém apenas 34 doaram. O restante houve recusa da família.