Veículos de Comunicação

30 Anos

Governo assina PPP para universalizar tratamento de esgoto em MS

Expectativa é focar em adiantamento de ações para melhorar o serviço em 68 municípios

Aegea e Sanesul assinam contrato em Campo Grande. - Foto: Loraine França
Aegea e Sanesul assinam contrato em Campo Grande. - Foto: Loraine França

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), assinou nesta sexta-feira (5), a Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e a Aegea Saneamento e Participações S.A. que vai atuar na universalização do tratamento de esgoto no estado.

A empresa venceu licitação de leilão para atuar em 68 municípios do estado ao apresentar tarifa de R$1,36 por metro cúbico.

A previsão é de que as ações comecem em 90 dias e os investimentos cheguem a R$3,8 bilhões. O montante será distribuído ao longo de 30 anos, conforme contrato previsto.

Reinaldo Azambuja classificou a parceria como um ‘casamento de 30 anos’ e disse que a parceria não vai gerar aumento de tarifa para a população.

“Acredito que os investimentos vêm para melhorar o tripé saúde, qualidade de vida e meio ambiente”.

Em 10 anos, segundo o governo, o tratamento de esgoto deve ser totalmente universalizado no estado e o que se espera é que Mato Grosso do Sul seja o primeiro do país em saneamento. Após esse período, a expectativa é focar no abastecimento de água.

Outros projetos

O governador anunciou que projetos de privatização em diversos setores estão em estudo e o mais adiantado é da MS Gás, que segundo Azambuja, ainda não teve definição a respeito de ser PPP ou desestatização. Também já está acelerado a PPP das infovias digitais, que pretende melhorar a qualidade da internet nos 79 municípios do estado.

Compõe a lista, ainda, melhorias em parques estaduais, e projetos estratégicos para rodovias.

Em março, o governo pretende lançar programa de energia renovável para a região do Pantanal, como anunciado pelo governador.