Veículos de Comunicação

Mercado De Trabalho

Funtrab ofertou quase nove mil vagas para PCD's em 2020

Houve redução de 10% no número de vagas encaminhadas ano passado por conta da pandemia, em comparação com 2019

- Foto: Divulgação Funtrab MS
- Foto: Divulgação Funtrab MS

Dados da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), revelam que em 2020 a agência ofereceu 8.744 oportunidades de emprego formal para pessoas com deficiência, nas 33 agências de empregos no Estado. Apesar do número ser 10% menor que em 2019, quando a fundação ofertou 10.826 vagas de emprego, as oportunidades de PCD's equivalem 35.76% do toal oferecido pela agência. A pandemia do coronavírus contribuiu para o resultado, já que muitas destas pessoas tiveram mais dificuldade em se dirigir até à agência, devido ao isolamento social. 

No ano passado, 24.470 vagas de empregos foram disponibilizadas pela Funtrab em todo o Estado. As vagas oferecidas para pessoas com deficiência auditiva somaram 1.803. Pesoas com deficiência física foram 5.030, visual 97 vagas e múltipla 1.814 oportunidades de emprego. A Funtrab disponibiliza o setor de serviço social para atender os trabalhadores com dificuldades de inserção no mercado de trabalho como idosos, menor aprendiz, dentre outros.

No setor são duas assistentes sociais que realizam o serviço de flexibilização da intermediação de mão de obra, quando necessário faz contato com os empregadores para interceder pelos trabalhadores com mais dificuldade de empregabilidade. A Lei n° 8.213/91 estabelece a reserva legal com cotas para PcD nas vagas de empregos, as empresas que possuem entre 100 ou mais funcionários devem reservar 2% a 5% das vagas para Pcd.

O diretor-presidente da Funtrab Marcos Derzi, reforça a importância do setor de serviço social. “É o nosso papel como agência pública atender bem todos os trabalhadores, mas oferecemos um serviço especializado na inserção das pessoas com mais dificuldades", destacou.

Informações da Assessoria