Veículos de Comunicação

Saúde

Cuidado com a saúde bucal ajuda prevenir contaminação por Covid

Professor orienta sobre cuidados com a saúde bucal

Professor orienta sobre cuidados com a saúde bucal - Divulgação
Professor orienta sobre cuidados com a saúde bucal - Divulgação

O cuidado com a saúde bucal é um dos fatores que pode prevenir a contaminação por Covid-19, conforme explica o professor e cirurgião dentista, Plácido Menezes. Em entrevista à jornalista Ingrid Rocha, no jornal CBN Campo Grande, emissora do grupo RCN de Comunicação, Menezes disse que os cuidados com a escova de dente também são importantes e o indicado é sempre manter o utensílio com capa protetora. 

Outra recomendação diz respeito ao uso de máscara que, de acordo com o professor, tem prazo de uso. “Cerca de 70% da nossa população respira pela boca e isso favorece a umidade da máscara. Eu vejo pessoas usando máscara de tecido só que, às vezes, não troca”.

Confira a íntegra da entrevista com o professor e cirurgião-dentista Plácido Menezes:

Quais são os principais fatores que podem favorecer o aumento de infecção por Covid-19?

Plácido Menezes As pessoas hoje, por conta da Covid-19, estão evitando irem aos consultórios odontológicos por medo. E hoje, um dos locais mais seguros são os consultórios porque nós trabalhamos com uma margem de segurança rotineria por causa de outras doenças. O que a gente vê é pacientes em situação avançada, dentes quebrados, dentes ausentes e o que isso pode causar?Um dente quebrado ou uma restauração aberta é um foco de contaminação. Mais alimentos vão acumular dentro da cavidade assim como vírus e bactérias. Então, no momento em que ela está falando, está exalando, ali está uma colônia de bactérias ou de vírus como o novo Coronavírus. Então, vai se propagar com muita facilidade. E isso contamina também, a própria máscara da pessoa. 

A escova de dente oferece riscos?

Menezes A escova de dentes tem que ser trocada a cada três meses. Mas, no caso da Covid-19, se você contraiu o vírus, depois de se curar, deve jogar a escova fora. Outra coisa que acontece muito nas famílias com banheiro único são as escovas juntas em um mesmo suporte. Uma escova perto da outra pode levar à contaminação. Então, quando tem alguém contaminado na família, o ideal é isolar a pessoa e a escova também. Uma dica importante é usar estojo e capa protetora na escova. 

Algumas pessoas respiram pela boca. Nesses casos, é preciso ter cuidado ainda maior?

Menezes Sim! Nós devemos respirar somente pelo nariz. Então, quando você está de frente pra uma pessoa que você sabe que ela respira pela boca, ela pode te transmitir muito mais fácil a Covid-19. O que acontece é que quando uma pessoa está de frente para a outra sem máscara e pula uma gota de saliva, isso é uma umidade saindo. E, às vezes, é imperceptível. Você está respirando pela boca e causa umidade, a máscara fica permeável e você pode contrair o vírus. 

Há recomendações para o uso de máscaras?

Menezes As pessoas não estão usando máscaras de uma forma tão adequada. Cerca de 70% da nossa população respira pela boca e isso favorece a umidade da máscara. Eu vejo pessoas usando máscara de tecido só que, às vezes, não troca. Em quatro horas, a máscara já está úmida. Uma das dicas que dou, é caseira, é pegar toalhas de papel, dobrar em quatro e colocar como absorvente na máscara. A cada duas horas você troca essa folha e isso vai diminuir a umidade no tecido e, assim, reduzindo os riscos.