Veículos de Comunicação

Energia Limpa

Em fase de testes, usina de biomassa começa funcionar

Usina que utilizará como matéria prima tocos de eucalipto entra em operação

Usina vai disponibilizar 50 MWh de energia - Arquivo/JP
Usina vai disponibilizar 50 MWh de energia - Arquivo/JP

Ainda em fase de comissionamento, a Usina Termoelétrica Onça Pintada, empreendimento pertencente à empresa de celulose Eldorado Brasil, em Três Lagoas, já começou a gerar energia, gerada a partir da biomassa de eucalipto.

A usina de biomassa utiliza como matéria prima os tocos e raízes de eucalipto, que atualmente não são aproveitados para a produção da celulose. A usina completa o ciclo de 100% de aproveitamento do cultivo de eucalipto pela empresa, que fábrica e comercializa a celulose. A energia gerada pela usina também será comercializada para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

A usina vai disponibilizar 50 MWh (megawatts hora) de energia elétrica para o sistema nacional. Em termos comparativos, essa geração tem capacidade para abastecer uma cidade de aproximadamente 300 mil habitantes, ou o equivalente a quase três cidades do tamanho de Três Lagoas.  A usina vai consumir diariamente 1.500 toneladas de biomassa de eucalipto, e tem previsão de gerar 100 empregos.

Segundo a Eldorado, quando for concluída essa fase de comissionamento, serão realizados os testes finais juntos ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), previstos para o fim deste mês, e terá início a atividade comercial da usina.