Veículos de Comunicação

Cadeia

Valorizar o comércio local é uma das alternativas para superar a crise, diz Sebrae

Incentivar os pequenos negócios promove geração de empregos, distribuição de renda e aumento da arrecadação municipal

Segmentos com maior densidade são do comércio varejista de  vestuários e acessórios - Reprodução/TVC
Segmentos com maior densidade são do comércio varejista de vestuários e acessórios - Reprodução/TVC

Diante do atual cenário da pandemia da Covid-19, quando muitos estabelecimentos enfrentam dificuldades para manter as portas abertas, esse é o momento ideal para mostrar a força da comunidade. Agora, mais do que nunca, segundo a gerente regional do Sebrae, Josi Signori, é preciso fazer a economia girar dentro do município. “Comprando no comércio local, seja no mercado, na padaria, na farmácia, na conveniência do seu bairro, ajuda a fortalecer e manter o estabelecimento aberto, além de contribuir para a geração de emprego e renda”, destaca. Por esse motivo, o Grupo RCN de Comunicação com o apoio de parceiros, lançou a Campanha “Compre no Comércio Local”.

A gerente do Sebrae ressalta que, em uma cidade como Três Lagoas que faz divisa com o Estado de São Paulo, que oferece preços atrativos, é importante que o comércio local seja valorizado pela comunidade. “Hoje é de fundamental importância valorizar o comércio local para que ele continue gerando emprego”, reforça.

O Sebrae, de acordo com a gerente, é uma instituição importante no auxílio e apoio aos pequenos e médios empresários. “Trabalhamos com tendências, e com parcerias”, disse. Nesta semana, por exemplo, Josi informou que houve uma reunião com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para tratar dos cursos e consultorias que o Sebrae tem oferecido gratuitamente para os comerciantes desse ramo. “Estamos trazendo para a gastronomia consultorias especificas para o ramo, para que o comerciante possa melhorar o seu produto e atender melhor o cliente”, destaca.

Josi informou que o Sebrae de Três Lagoas trabalha em parceria com os sindicatos e associações em um espaço territorial que abrange 11 municípios da Costa Leste, oportunizando melhorias, não apenas em gestão, mas agora também, em protocolos de biossegurança, e sobre a importância da transformação digital. “Assim, a gente acredita que o comerciante consiga se manter no mercado”, afirma Josi.

Ainda de acordo com a gerente do Sebrae, esse é o momento do comerciante ter uma gestão com maior controle do caixa, e verificar se o que está sendo comercializado é o produto que se vende. “Esse também é momento do empresário fidelizar o seu cliente, e inovar”, ressalta.

De acordo com o Sebrae, em Três Lagoas, os segmentos econômicos com maior densidade são do comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, bem como cabeleireiros, manicure e pedicure, além de obras de alvenaria.
Segundo o Sebrae, Três Lagoas tem 13.746 CNPJs. Desse total, 7.061 são microempreendedores individuais, 4.292 são microempresas, 640 são empresas de pequeno porte, e 1753, outras.