Veículos de Comunicação

Mato Grosso Do Sul

Prefeitos discutem ampliação de medidas da Capital para interior

Mutirão de vacinas e vacinômetro também foram pauta da reunião feita nesta segunda-feira (22)

Prefeitos se reuniram de forma virtual, nesta segunda-feira (22). - Foto: Reprodução/Assomasul
Prefeitos se reuniram de forma virtual, nesta segunda-feira (22). - Foto: Reprodução/Assomasul

Os 72 prefeitos que participaram da reunião, nesta segunda-feira (22), com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, e a secretária-adjunta da pasta, Christine Maymone, discutiram, entre outros assuntos, a ampliação das medidas restritivas que vigoram em Campo Grande, nesta semana, para todo o Estado.

Segundo Geraldo Resende, as cidades demonstraram preocupação com relação às viagens de campo-grandenses durante este “feriadão”. “Os prefeitos manifestaram essa preocupação, principalmente os gestores de cidades com apelo turístico e os do entorno de Campo Grande”, ressalta.

A apreensão ocorre também em razão dos números de pessoas internadas, que têm batido recordes a cada dia no Estado. Hospitais sul-mato-grossenses estão com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lotados.

Em entrevista à Rádio CBN Campo Grande, nesta segunda-feira, a presidente do centro de referência de combate à pandemia de Mato Grosso do Sul, o Hospital Regional, disse que 28 pessoas estão em leitos improvisados, à espera de vagas no local.

Diante deste cenário, a Prefeitura de Campo Grande antecipou feriados para esta semana, a fim de tentar frear a pandemia e melhorar a situação crítica.

Para o Estado, a Secretaria Estadual de Saúde e a Associação dos Prefeitos (Assomasul), decidiram, durante o encontro virtual, estudar o melhor caminho, o que deve ser feito após a reunião do Programa Prosseguir, que, ainda de acordo com Resende, acontece nesta tarde, em caráter emergencial.

Os gestores municipais discutiram ainda o mutirão nacional de vacinação contra o coronavírus, que deve ocorrer nos próximos dias. Está prevista, para esta semana, novas doses das imunizantes. “Há expectativa de chegar vacinas na quarta-feira”, afirma Resende.