Veículos de Comunicação

Setorizado

Por dia, mais de 160 pacientes procuram atendimento nas unidades de saúde

Entenda onde deve procurar atendimento médico, em Três Lagoas, mediante cada situação

Entenda onde deve procurar atendimento médico, em Três Lagoas, mediante cada situação - Arquivo/JP
Entenda onde deve procurar atendimento médico, em Três Lagoas, mediante cada situação - Arquivo/JP

Seis unidades de saúde de Três Lagoas estão funcionando em horário estendido há mais de duas semanas. A estratégia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, objetivava desafogar a procura por atendimentos em hospitais e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24h), que já vinham enfrentando problemas de superlotação. Neste horário especial, das 17h às 21h, as Unidades estão atendendo apenas pessoas com sintomas de dengue e COVID, inclusive, casos confirmados como positivos.

Desde então, a procura por atendimentos de pacientes com sintomas e positivados tanto para dengue quanto para Covid-19 aumentou significativamente.  Segundo a secretária da pasta, Elaine Fúrio, algumas destas unidades também já estão com quantidade de atendimentos além do esperado. “Estamos com uma média diária de 160 pacientes em três unidades, apenas nestas quatro horas estendidas. Esta situação muito nos preocupa, exige cuidado de todas as partes e compreensão das pessoas diante da classificação de atendimentos”, explicou.

A titular da pasta destaca que o aumento de casos de dengue e Covid-19 causou um remanejamento nas unidades públicas de saúde, após o Hospital Auxiliadora interromper o atendimento das classificações azul e verde (baixo e médio risco) diante da superlotação. Devido à falta de leitos de UTI da ala Covid no Hospital Auxiliadora, a Secretaria Municipal de Saúde adequou a UPA  para atender pacientes com sintomas causados pelo novo coronavírus, inclusive com leitos  próprios e respiradores.

ONDE IR?

UPA 24h – pacientes graves, casos de urgência e emergência, queimaduras, febre muita alta, convulsões, dores intensas no peito, falta de ar, picadura ou mordida de animais, torções, fraturas, acidentes domésticos,  vômitos e diarreias

Unidades com horários estendidos (até às 21h): Maristela, Vila Alegre, São Carlos, Jardim Atenas, Vila Nova e Santa Luzia – apenas casos de dengue e Covid-19.

Unidade de Saúde (das 7h as 17h): continua atendimento normal, com consultas para diversas patologias, aplicação de vacina, exames.

Unidades Saúde Na Hora (Interlagos, Paranapungá, Santa Rita, Vila Haro e Vila Piloto) – todos os tipos de urgências, casos de dengue e Covid-19.