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Central da prefeitura recebe mais de oito mil ligações em uma semana

Atendimento foi ampliado para esclarecer dúvidas - 1.250 ligações referentes ao decreto municipal

Prefeitura de Campo Grande amplia os horários dos canais de atendimento à população - Foto: Prefeitura de Campo Grande
Prefeitura de Campo Grande amplia os horários dos canais de atendimento à população - Foto: Prefeitura de Campo Grande

Entre os dias 20 e 28 de março, a Prefeitura de Campo Grande registrou 8.410 ligações de diversas regiões da capital. Grande parte dos atendimentos foram para sanar dúvidas quanto ao decreto publicado pelo município, com um total de 1.250 ligações. A central 156, a ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde Pública e a Central 153 trabalham em regime de plantão. 

Durante a semana de novas medidas estabelecidas pelo município, a Guarda Civil Metropolitana (GCM), registrou 2.147 ligações. Desse total, 399 foram denúncias referentes ao descumprimento das medidas de combate à COVID-19.

Segundo o ouvidor-geral do Município, Marcos Haroitto, em uma semana a Central 156 atendeu 2.196 ligações. A equipe que trabalhava de forma reduzida devido as restrições,  precisou passar por reestruturação para que os atendimentos não fossem comprometidos.

“Registramos um número significativo para uma semana de feriados. Somente na segunda-feira (22), a Central recebeu quase 800 ligações, uma demanda bem acima do esperado. Se compararmos com o mesmo período do ano passado, início da Pandemia, podemos dizer que houve um aumento de 34% no número de atendimentos”, ressalta Haroitto.

A Central 153 também vem desempenhando um papel importante durante a Pandemia, já que o canal recebe diariamente várias denúncias de descumprimento da lei. Conforme o secretário municipal de segurança e defesa social, Valério Azambuja, houve um aumento de 91% no número de ligações em compararação com a semana que antecedeu o período de vigência das novas regras estabelecidas pelo Decreto. "As denúncias de irregularidades também cresceram cerca de 32%”, afirmou. 

Já a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), foi o canal que mais registrou demandas durante todo o período, cerca de 4 mil ligações. A população pode buscar atendimento e orientações, sanar dúvidas quanto às medidas de prevenção ao Novo Coronavírus, bem como denunciar irregularidades por meio dos seguintes canais de comunicação:

Central 156 – Ouvidoria Geral do Município

Informações e solicitações referentes aos serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, bem como dúvidas quanto às normas estabelecidas pelo Decreto.

Ouvidoria Sesau – 3314-9955 

Informações e dúvidas referentes a área de saúde, denúncias de aglomeração e pedidos para fiscalização de empresas.

Central 153 – Guarda Civil Metropolitana

Informações referentes a segurança pública, denúncias de aglomeração, violência doméstica, descumprimento medida sanitária, invasão de área pública, vandalismo de prédio público e denúncias de crimes ambientais.