Veículos de Comunicação

A Casa É Sua

Dia da Gula: Saiba qual é a diferença entre a fome e a gula

É preciso saber qual a porção que vai nos satisfazer para evitar de comer aquele pedacinho a mais

É preciso comer a cada três horas para não cometer o 'pecado' da gula - Reprodução/TVC
É preciso comer a cada três horas para não cometer o 'pecado' da gula - Reprodução/TVC

A gula é conhecida por ser um dos sete pecados capitais. Mas este assunto envolve, na verdade a saúde de muitas pessoas. O erro mais comum é confundir esta sensação com a fome e correr o risco de desenvolver compulsão alimentar.

Segundo a nutricionista Juliana Prado Moreira, o nosso corpo se comporta de maneira diferente quando estamos com fome. “É aquela dor que a gente sente na barriga quando ficamos mais de três horas sem comer. O que é diferente da gula, pois estamos falando neste caso da vontade de comer, ou então quando comemos mais do que deveríamos comer”.

Juliana explica também que a gula pode vir junto com a ansiedade e pode estar ligada à compulsão alimentar. Ela diz ainda que os doces são os que apresentam índices mais altos deste tipo de comportamento. “Ter gula não significa que a pessoa tem compulsão alimentar. Isso acontece quando esta sensação te incomoda mais de uma vez durante a semana, ou então altera o dia dela e o humor”.

Para não passar por isso a nutricionista recomenda comer a cada três horas para não sentir fome. Outra dica é saber corretamente qual a porção que vai nos satisfazer para evitar de comer aquele pedacinho a mais.

Confira abaixo a reportagem completa sobre o assunto: