Veículos de Comunicação

Imunização

Atraso na produção da Coronavac pode suspender vacinação em MS

Insumos chegaram ao país depois de prazo estabelecido e entrega prevista para abril acontecerá somente em maio

Até próxima sexta-feira (23), 700 mil doses da Coronavac serão entregues aos estados. - Foto: Agência Brasil
Até próxima sexta-feira (23), 700 mil doses da Coronavac serão entregues aos estados. - Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu nota técnica nesta quarta-feira (21), sobre o atraso na entrega de doses da Coronavac, que pode refletir na vacinação contra a covid-19 no estado.

Insumos que são utilizados para a fabricação da vacina saíram da China depois do previsto, por questões burocráticas, e alteraram o cronograma do Ministério da Ssaúde, que faz a distribuição da Coronavac aos estados. O Instituto Butantan tinha previsão de entregar 46 milhões de doses ao Governo Federal ainda neste mês mas, por conta desse atraso dos insumos, doses serão entregues apenas na primeira semana de maio.

A previsão é de que das 700 mil doses que devem ser distribuídas nesta semana, 10 mil cheguem ao estado para cumprir com a aplicação da segunda dose.

 

Calendário suspenso

Em Campo Grande, o município não está imunizando novas faixas etárias e já anunciou que espera a chegada de novas doses para dar continuidade no cronograma.

Nesta quinta-feira (22), serão vacinados os profissionais da saúde que atuam em hospitais e os militares das Forças Armadas. De acordo com a prefeitura,  esses dois públicos estão sendo vacinados com a vacina da Astrazeneca e a imunização ocorre dentro das próprias instituições.

 

Nova chance

Grávidas com comorbidades e indígenas não aldeados que perderam a vacinação podem se imunizar hoje. O drive-thru da Seleta está aberto para atender esse público até 17h. O ponto de vacinação fica na rua Dolor Ferreira de Andrade, 270, bairro Amambaí. 

Para dar mais agilidade no processo de vacinação e evitar filas e aglomeração, é necessária a realização do cadastro no sistema de identificação prévia da prefeitura através do site vacina.campogrande.ms.gov.br.

No caso de gestantes, é necessário levar a carteirinha do pré-natal e o laudo autorizativo do médico e que comprove a comorbidade para se vacinar.

até esta quarta-feira (21) 162.762 pessoas foram vacinadas em campo grande, sendo que 59.286 já tomaram a segunda dose, totalizando 222.048 doses aplicadas, seguindo dados do “Vacinômetro”.