Veículos de Comunicação

Educação

MEC oferece materiais de estudo gratuitos para quem vai fazer o Encceja

Segundo o Inep, 1.630.046 participantes estão confirmados para o Encceja 2020

Segundo o Inep, 1.630.046 participantes estão confirmados para o Encceja 2020 - Divulgação/Agência Brasil
Segundo o Inep, 1.630.046 participantes estão confirmados para o Encceja 2020 - Divulgação/Agência Brasil

As pessoas interessadas nas provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 (Encceja) podem acessar diversos materiais de estudo, desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC), e de forma gratuita. Os interessados terão um período a mais para os estudos, já que as provas foram remarcadas para o dia 29 de agosto.

Os materiais para estudo estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  Além das apostilas com conteúdo de todas as etapas e áreas de conhecimento, o instituto também possibilita o acesso a provas e gabaritos de edições anteriores. Todo o material é gratuito.

Aos inscritos para a certificação do ensino fundamental é disponibilizado conteúdo de matemática; ciências; história e geografia; língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física. Já as apostilas para a certificação do ensino médio são de ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. 

Na página do Encceja, no portal do Inep, há uma série de apostilas voltada para os professores. O conteúdo apresenta sugestões de trabalho, com o objetivo de direcionar os professores em relação ao desenvolvimento das competências e habilidades que estruturam o exame. 

Segundo o Inep, 1.630.046 participantes estão confirmados para o Encceja 2020. Desse total, 301.438 farão provas para obter certificação de ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio. A participação no Encceja é voluntária, gratuita – para quem não faltou à última edição – e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Por meio do exame, que avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação para as duas etapas de ensino. (Informações da Agência Brasil).