Veículos de Comunicação

Carregamento

MS recebe 14º lote de vacinas contra a covid-19 com 45,5 mil doses

Imunizantes chegaram nesta quinta-feira (22) e começam a ser distribuídos aos municípios

Doses chegaram no Aeroporto de Campo Grande na quinta-feira a noite. - Foto: Divulgação/Portal MS
Doses chegaram no Aeroporto de Campo Grande na quinta-feira a noite. - Foto: Divulgação/Portal MS

Mato grosso do Sul recebeu 45,5 mil doses de vacinas contra a covid-19 nesta quinta-feira (23), das quais 10 mil são da Coronavac e outras 35,5 mil, da Astrazeneca. Essa é a décima quarta remessa dos imunizantes e, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o estado totaliza 753 mil doses já recebidas. 

A Vigilância Epidemiológica começou a distribuição aos municípios nesta manhã para que as prefeituras possam dar continuidade, ainda hoje, no cronograma de imunização. A orientação da secretaria é que a vacinação também seja feita aos sábados e domingos. 

De acordo com o representante da pasta, Geraldo Resende, menos doses da Coronavac foram encaminhadas ao estado por conta do atraso na importação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), utilizado na fabricação desta vacina. As 10 mil doses recebidas serão utilizadas apenas para aplicação da segunda dose.

Já as 35,5 mil doses da AstraZeneca serão utilizadas para avançar no programa estadual de imunização com aplicação em grupos prioritários.

Campo Grande

A capital retoma nesta sexta-feira (23), a vacinação. Serão imunizados com a primeira dose da AstraZenca/Oxford, profissionais da saúde de 35 anos ou mais que atuam em clínicas de diagnóstico, laboratórios, farmácias, consultórios, clínicas veterinárias, centros de tratamento oncológico e pequenos hospitais.

A imunização deste público acontece em 29 unidades de saúde, das 14h às 17h, e nos pontos fixos: Drive-thru Ayrton Senna, Drive-thru Albano Franco, Guanandizão, Cassems, das 14h às 22h, e no IMPCG, das 14h às 21h30.

Para evitar filas e aglomeração, é necessário fazer o cadastro no site vacina.campogrande.ms.gov.br. No ato da vacinação, é obrigatória a apresentação de documento comprobatório de vínculo empregatício ou carteirinha do conselho ou funcional, no caso de profissionais da área da saúde.

Segunda dose

A previsão feita pela Secretaria Municipal de Saúde é a de que serão imunizadas com segunda dose as pessoas que estavam com agendamento previsto até o dia 20 de abril. Segundo a Sesau, a aplicação do reforço será exclusivo para antender o público marcado até esta data. 

A imunização deste público será feita somente nos Drive-thru Ayrton Senna, Albano Franco, Guanandizão e Cassems, das 14h às 22h e, no IMPCG, das 14h às 21h30.