Veículos de Comunicação

Cuide-se De Graça

Três Lagoas tem rede de apoio gratuita para atendimento psicológico por trauma pós Covid

Procurar apoio em caso de sofrimento pela pandemia é recomendação de psicólogos

Procurar apoio em caso de sofrimento pela pandemia é recomendação de psicólogos - Divulgação
Procurar apoio em caso de sofrimento pela pandemia é recomendação de psicólogos - Divulgação

Três Lagoas conta com redes de apoio gratuita para atendimento à população que necessitar de auxílio psicológico em caso de trauma pós-Covid, seja o caso da própria pessoa ter contraído a doença, ou alguém próximo.

Desde que o atual cenário pandêmico iniciou, especialistas da área da psicologia tiveram a iniciativa de criar um projeto de apoio gratuito, chamado 'Cada Pessoa Importa', que até o momento atende pessoas de Três Lagoas e ao redor do mundo.

"Nós temos pacientes aqui de Três Lagoas, da Itália, Portugal e outros países", declara o psicólogo Diego Molina, um dos idealizadores do projeto.

Segundo ele, no formulário com informações iniciais a serem coletadas, para consequentemente iniciar o atendimento, "a maioria das pessoas já tiveram Covid ou tem alguém próximo que já foi infectado com a doença, ou seja, grande parte das pessoas têm uma relação forte com os efeitos da pandemia", declara Diego.

Para solicitar o atendimento, é necessário acessar o Instagram @cadapessoaimporta. Na biografia do perfil, há um link que dá acesso a um formulário, é só clicar e preencher. Após isto, ele será direcionado à equipe que brevemente entra em contato com a pessoa em busca de apoio psicológico.

Além deste programa, a Faculdade Aems realiza atendimento psicológico gratuito à população, por meio da Clínica Escola de Psicologia, como explica André Tokuda , coordenador do Curso de Psicologia da Aems.

"A gente atende qualquer tipo de demanda, inclusive trauma de Covid ou luto, desde crianças a partir de 05 anos. Atualmente nosso atendimento é presencial, de forma segura, todas as cadeiras espaçadas, todos especialistas utilizando máscara", assegura o coordenador.

O atendimento é feito por alunos com monitoramento de quatro profissionais. De quarta-feira das 8 às 11h e aos sábados das 8h às 12h.

"A pessoa precisa vir até a clínica e então fazemos uma triagem. Consequentemente, após liberação de vaga a gente entra em contato para agendar o atendimento", declara André.

O aumento na busca por ajuda, seja nos consultórios, ou pelas plataformas virtuais tem sido observado entre os especialistas.

Esta busca maior por ajuda, seja nos consultórios, ou pelas plataformas virtuais tem sido observado entre os especialistas que, esclarecem a importância em procurar para quem estiver necessitando.

IMPORTÂNCIA

A psicóloga Anatiele de Souza, também de Três Lagoas, fala da importância em zelar pela saúde mental neste período. “É muito importante que as pessoas extravasem sua dor através das conversas, buscando apoio com amigos e familiares. Nunca é tarde para buscar ajuda profissional se o sofrimento estiver muito grande", pontua Anatiele.

Segundo os psicólogos, deixar de falar sobre o assunto, esconder ou não aceitar a necessidade por medo cultural em fazer terapia ou dificuldade em se abrir é uma além de uma opção perigosa é dificulta o processo de enfretamento contínuo.

“Tem pacientes que afirmam estarem lidando melhor com o isolamento social, com o enfrentamento e desafios variados diante da situação, o que é determinante, visto que não há previsão de acabar.”, pontua Diego, ao analisar histórico de pacientes que já trataram trauma causados pela pandemia Covid-19 e tem atravessado melhor o período.

"Sempre há uma melhor maneira de lidar com toda esta dor que ultimamente as pessoas estão vivendo”, ressalta a psicóloga Anatiele.

Confira a reportagem: