Veículos de Comunicação

Imunização Covid-19

SES estuda inclusão de grávidas e puérperas em grupo de vacinação

Secretário de saúde, Geraldo Resende, afirmou que MS vai receber aproximadamente 7.000 doses da Pfizer para público gestante, garis e professores

Ministério da Saúde decidiu recomendar a vacinação contra a covid-19 para todas as gestantes e puérperas no Programa Nacional de Imunização (PNI) - Foto: Folha Boa Vista
Ministério da Saúde decidiu recomendar a vacinação contra a covid-19 para todas as gestantes e puérperas no Programa Nacional de Imunização (PNI) - Foto: Folha Boa Vista

Conforme nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (26),  todas as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) serão inclusas no grupo prioritário de imunização contra a covid-19. De acordo com o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul deve receber na próxima quinta-feira (29), um quantitativo de 7.020 doses da vacina Pfizer para aplicar nos grupos prioritários, que inclui também trabalhadores da coleta de lixo, garis e professores em atividade.

Ainda de acordo com Resende, o quantitativo de doses da vacina será divulgado em breve e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), busca alinhar no plano de vacinação tais grupos. “Essa é uma vontade minha, como obstetra, visto que houve aumento na mortalidade materna em Mato Grosso do Sul, devido aos óbitos por covid-19 em mulheres grávidas. Nós queremos abarcar essa situação”, destacou.

A SES informou que vai receber mais doses da vacina, porque existe uma reserva técnica de 10% da Pfizer, por causa da forma de acondicionamento do imunizante, sendo apenas a capital a receber primeiro as doses. 

Plano Nacional de Imunização

O Ministério da Saúde decidiu recomendar a vacinação contra a covid-19 para todas as gestantes e puérperas no Programa Nacional de Imunização (PNI).  De acordo com o programa, a decisão foi tomada visto que grávidas e puérperas têm risco maior de hospitalização por Covid-19.

Segundo informações da pasta, a vacinação de gestantes e puérperas deve acontecer em conjunto com a vacinação de pessoas que possuem outras comorbidades como, hipertensão, diabetes e fatores de risco, além de pessoas com deficiência.