Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Academias não poderão ser mais fechadas, prevê projeto

Câmara aprova projeto que considera serviços de Educação Física como essenciais

Academias não poderão ser mais fechadas, prevê projeto - Arquivo/JPNews
Academias não poderão ser mais fechadas, prevê projeto - Arquivo/JPNews

Os vereadores de Três Lagoas aprovaram na sessão desta segunda-feira (11), projeto de lei que institui como atividade essencial os estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados, como forma de prevenir doenças físicas e mentais, a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para saúde da população no âmbito do município de Três Lagoas.

O projeto de lei é de autoria dos vereadores Breno Cesar, Nego Breno (PDT) e Adriano Cesar Rodrigues, o sargento Rodrigues (DEM).

De acordo com o projeto, fica estabelecido que as academias de musculação, ginasticas, natação, hidroginásticas, pilates e demais modalidades esportivas, são consideradas atividades essenciais à saúde, mesmo em período de calamidade pública.

A decisão dos vereadores levou em consideração os decretos do Município e Estado que proibiu o funcionamento das academias durante o período considerado critico da pandemia da Covid-19. Os vereadores justificaram que a prática de atividade física é considerada essencial.

Ainda de acordo com o projeto, poderá ocorrer a limitação do número de pessoas, além de adotadas medidas de contenção sanitárias objetivando impedir a propagação de doenças, de acordo com a gravidade da situação e desde que, por decisão devidamente fundamentada em normas sanitárias e de segurança pública, a qual indicará a extensão, motivos e critérios técnicos e científicos das restrições que porventura venham a ser expostas.

O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB).