Veículos de Comunicação

Edital

Programa de inovação quer incentivar setor turístico em MS

"Trilhar MS" abre nesta quinta-feira (13), pré-inscrição para prestadores de serviços e guias de turismo receberem consultorias gratuitas. Bonito-Serra da Bodoquena, Caminho dos Ipês, Cerrado Pantanal e Pantanal são primeiras regiões contempladas

Gruta do Lago Azul - Foto: Chico Ribeiro/Portal MS
Gruta do Lago Azul - Foto: Chico Ribeiro/Portal MS

O setor do Turismo, fortemente impactado pela pandemia de covid-19, tem seguido na busca de se recuperar e trazer mais demandas ao estado. Os últimos dados divulgados pelo Observatório do Turismo estadual apontam retração no número de passageiros que desembarcaram em Mato Grosso do Sul em março deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. O movimento apresenta queda de 28%.

Entre os cinco municípios que têm aeroporto, apenas Bonito apresenta dados positivos e contabiliza 126% a mais de passageiros desembarcando em março de 2021 em comparação com o mesmo mês do ano passado.

No topo das cidades com as maiores reduções está Corumbá, que tem queda de 37% no fluxo de passageiros, depois Dourados (-34%), Campo Grande (-28%) e Três Lagoas (-8%).

E na busca pela retomada do turismo em todas as regiões do estado, a Fundtur (Fundação de Turismo) lançou na terça-feira (11) o programa “Trilhar MS”. De acordo com o diretor-presidente da fundação, Bruno Wendling, o objetivo é mostrar ao setor turístico a inovação e seus resultados no oferecimento de melhores experiências aos visitantes.

"O grande objetivo é promover e apoiar a inovação de produtos, de roteiros, da oferta turística no estado, por meio de ações de qualificação, consultoria., descentralização de recursos técnicos e financeiros, tecnologia. Nosso foco é que o turista tenha experiências mais marcantes e que isso possa servir de exemplo para outros estados do Brasil".

Conforme a Fundtur,  20 empresas serão escolhidas para receber consultoria presencial. Serão realizadas oficinas sobre planejamento de cenários futuros em até cinco destinos turísticos.

Incrições

O período de pré-inscrição no  "Programa Trilhar MS" abre nesta quinta-feira (13) e vai até o dia 18 de maio. Na primeira etapa serão contempladas as regiões turísticas Bonito-Serra da Bodoquena, Caminho dos Ipês, Cerrado Pantanal e Pantanal, que já têm produtos formatados, consolidados e sendo vendidos nas prateleiras das operadoras nacionais e internacionais.

A inscrição pode ser feita no site turismo.ms.gov.br.

Quem pode participar?

Meios de hospedagens, bares, restaurantes e similares, atrativos turísticos, agências receptivas, operadoras de turismo, guias de turismo e organizadoras de eventos. Ao todo, 80 participantes serão selecionados para consultorias online e 20, presencial. A escolha leva em consideração critérios obrigatórios como estar localizada em uma das regiões turísticas válidas; pertencer ao um dos segmentos citados; possuir cadastur regular e o selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo.