Veículos de Comunicação

Saúde

Santa Casa registrou queda de 20% em doações de leite materno

Dia Mundial de Doação do Leite Humano é marcado pela necessidade de mais doadoras

No período de pandemia houve redução de 20% nas doações - Foto: Divulgação Santa Casa
No período de pandemia houve redução de 20% nas doações - Foto: Divulgação Santa Casa

O Banco de Leite Humano “Irmã Maria José Machado” da Santa Casa de Campo Grande que possui 48 doadoras ativas que ajudam a manter o estoque mensal e a produção, reforça a importância da doação, pois nesse período de pandemia, houve uma redução de 20% nas doações. Comemorado hoje (19), o Dia Mundial de Doação do Leite Humano marca o momento crítico da pandemia, para a necessidade da doação que é uma ação de segurança alimentar para bebês prematuros.

A doação de leite humano é segura, e os procedimentos realizados pela equipe do hospital e a rotina do Banco de Leite estão de acordo com as normas do Ministério da Saúde para prevenir a infecção e a propagação do vírus. A Rede Global de Bancos de Leite Humano (RBLH) lançou o tema: Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança 

O Banco de Leite Humano do hospital atua de forma ativa com o objetivo apoiar, incentivar e promover o aleitamento materno, desde a produção até a distribuição para os recém-nascidos prematuros, de baixo peso e todos aqueles que não puderam ser amamentados pela própria mãe.

Para ser doadora a mãe precisa estar bem de saúde, possuir todos os exames de pré-natal em ordem e leite em excesso, ou seja, sobrar leite após amamentar seu bebê, ” destaca Gislene. Para doar basta ligar para nossa equipe no (67) 3322-4174, o Banco de Leite funciona 24h.

De acordo com a nutricionista Gislene Nantes, a instituição teve que se adequar para manter a produção, aliada à responsabilidade social com a ala de bebês, por isso desenvolveu uma nova organização de coleta proporcionando para as mães a manutenção da doação.

“Nosso Banco de Leite, precisa de doações, um litro de leite humano pode ajudar até 10 recém-nascidos por dia e hoje estamos trabalhamos com restrições devido aos estoques, para atender sempre os que mais precisam (bebês de baixo peso, os que estão com alguma infecção, com a imunidade comprometida, os prematuros que não estão com intestino preparado para receber outro alimento) ”, reforçou.

Informações da Santa Casa