Veículos de Comunicação

Cobertura Vacinal

Baixa adesão à 2ª dose da CoronaVac em Três Lagoas preocupa autoridades

Doses destinadas ao reforço da vacinação estão disponíveis há duas semanas

Doses destinadas ao reforço da vacinação estão disponíveis há duas semanas - Divulgação
Doses destinadas ao reforço da vacinação estão disponíveis há duas semanas - Divulgação

Moradores de Três Lagoas vacinados com a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 estão deixando de tomar a segunda dose. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde que, em nota, ressaltou a importância de as pessoas que se vacinaram com a 1ª dose da Coronavac há mais de 20 dias em procurar as unidades de saúde para receber a 2ª e, assim, garantir a imunização contra o coronavírus.

Entre abril e maio a vacinação com este imunizante precisou ser interrompida devido ao desabastecimento da produção de CoronaVac em todo o país. A fila, em Três Lagoas, era de mais de 4,4 mil pessoas que esperavam pela D2. A situação foi normalizada há duas semanas com o recebimento de mais doses.

No entanto, a baixa procura pela segunda dose preocupa as autoridades de saúde pública do município. A pasta não informa quantas pessoas já tomaram e quantas ainda precisam ser imunizadas com o reforço. “Para garantir a imunização satisfatória, prevista pelo laboratório, é necessário que as pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac, tomem a segunda”, comenta a secretária de Saúde Elaine Fúrio.

QUANDO POSSO TOMAR?

Existe uma orientação dos órgãos de saúde referente ao tempo de aplicação entre uma vacina e outra. A coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, orienta que o cidadão deve esperar 14 dias entre as doses contra Covid-19 e Influenza, por exemplo.

“Para que cada vacina tenha eficácia no organismo do ser humano, é necessário respeitar o prazo de 14 dias entre uma aplicação e outra, caso contrário, pode não surtir efeitos”, explicou Humberta.

No caso das vacinas CoronaVac, a pessoa pode ser vacinada contra a gripe entre ou após as duas aplicações, mas deve esperar o prazo de 14 dias entre as doses.

Humberta orienta que, “a pessoa que for à Unidade de Saúde deve informar a data da última vacina tomada (coronavírus ou Influenza) e agendar a data da próxima dose”, concluiu.