Veículos de Comunicação

Ensino Superior

Espelho da redação do Enem 2020 será divulgado hoje

Resultado será disponibilizado às 18h, pelo horário de Brasília

Resultado será disponibilizado às 18h, pelo horário de Brasília - Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Resultado será disponibilizado às 18h, pelo horário de Brasília - Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibiliza a partir a partir das 17h (horário de MS) desta sexta-feira (28) o desempenho individual na redação do Enem 2020. As notas dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio para como “treineiros”, também serão disponibilizadas nesse horário.

Com a nota, os estudantes podem ser selecionados a uma vaga de graduação em universidades federais ou institutos federais de ensino por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições começam em 6 de agosto.

A pontuação será disponibilizada com as notas alcançadas em cada uma das competências avaliadas. Entre elas estão: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro de uma estrutura dissertativo-argumentativa em prosa; organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Durante o processo de correção das redações do Enem, seguindo parâmetros estabelecidos pelo Inep, os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final. Os profissionais selecionados para a correção atendem a critérios de formação inicial, como graduação em letras e linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisores e subcoordenadores. Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

Em 2020, mais de 5,5 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem, que teve abstenção, de 55,3% no segundo dia de prova, um dos índices mais elevados já registrados.

*Com informações da Agência Brasil